segunda-feira, 13 de junho de 2016

Panquecas de Milho Verde (cachapas)


E já chegamos rapidinho na metade do ano, e aqui no Brasil a chegada de junho também significa  o inicio das “festas juninas”, ou das comemorações em homenagem a Santo Antonio, São João e São Pedro. Se trata de festas no estilo caipira, cheias de danças de quadrilhas, fogueiras, balões e muitas bandeirinhas de papel, e como o mês de junho é época da colheita de milho a maioria dos quitutes deste tipo de celebrações leva esse delicioso ingrediente. Então, festa junina e garantia de que você irá comer pamonha, curau, canjica, cuscuz, entre alguns outros pratos tradicionais desta data.

Na Venezuela não me lembro de ter este tipo de festividades. No Estado Lara se comemora uma festa em homenagem a Santo Antonio, mas o foco mesmo são as danças típicas ao som de tambores, violão e maracás (ritmos latinos).

Como o Coletivo Gastronômico deste mês é festa junina, quis fazer um prato muito tradicional do meu pais e que leva como ingrediente principal, o milho! Eu a conheço como “cachapa”, e lá é um dos pratos estrela da gastronomia venezuelana. Consiste em uma panqueca rústica, feita com milho verde e que deve ser servida quente com os mais diversos ingredientes, queijo, presunto, peito de peru, ou simplesmente sozinha com um pouquinho de manteiga.

Ingredientes (para 3 panquecas medias):

300 gr. de milho verde (fresco ou de lata)
1 1/2 colher de chá de açúcar
¼ de xícara de leite
¼ de colher de chá de sal
1 ovo
15 gr. de manteiga sem sal
1 colher de farinha de trigo
1 colher de farinha de fubá
Queijo mussarela ou queijo minas ao gosto para recheio

Preparo:

Coloque os grãos de milho (muito bem escorridos se for de lata) numa vasilha media. Incorpore o resto dos ingredientes na vasilha. Com ajuda da batedeira misture todos os ingredientes até obter uma massa de textura rústica (meio grossa).

Cubra a vasilha com papel filme e leve para a geladeira por aproximadamente 1 hora. Após esse tempo, retire da geladeira. Aqueça uma frigideira untada com um pouquinho de manteiga. Uma vez quente, e com ajuda de uma concha ou colher grande espalhe uma quantidade da massa no centro da frigideira até obter uma panqueca de 1 cm de altura.



Cozinhe em fogo médio por uns minutos dos dois lados. Vamos virar elas quando fiquem douradas por baixo, e encima tenham consistência (recomendo que sejam feitas de um tamanho médio, já que resulta mais fácil virar elas na frigideira devido a sua textura macia). Retiramos da frigideira e comemos  quentinhas com um pouco de manteiga e queijo ralado ou em fatias.

Buen provecho y felices Festas Juninas!!! 


 
 
E se você quer ver todas as receitas do Coletivo Gastronômico – Festa Junina, acompanhe nos links das minhas queridas colegas:


Cozinha da Gertudes – Queijadinha de Casquinha
Na Cozinha da Carina – Sagu de Vinho
Azeitonas Temperadas – Canjica Nordestina salgada com linguica
Pimenta na Cozinha –Bolo de Farinha de Milho Biju com queijo e salame fresco
Gastronomia & + - Pamonha Salgada recheada de Carne do Sol

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Cupcakes com recheio e cobertura de geléia de frutas vermelhas


Dia dos namorados e uma data especial para lembrar de nosso ser amado, de homenageá-lo, de dar presentes, chocolates, perfumes e muitas flores. Então que melhor idéia que fazer algo com nossas próprias mãos para o nosso amor... sei, sei, uma massagem seria ótima kkkk, mas antes dela, que tal ir para a cozinha e preparar uns deliciosos bolinhos com muita geléia de frutas vermelhas, e deixar bem docinho e romântico esse dia!

Ingredientes: (para 8 bolinhos medios)

Para os cupcakes:
1 ½ xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar branca
½ colher de fermento em pó
¾ de xícara de água morna
½ xícara de óleo vegetal
1 ovo grande
1 ½ colher de baunilha ou outra essência ao gosto (para esta receita eu usei
Geléia de frutas vermelhas para o recheio

Para a cobertura (buttercream-creme de manteiga):

200 gr. de manteiga sem sal gelada
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
2 colheres grandes de creme de leite
2 colheres de geléia de frutas vermelhas

Modo de fazer:

Para os cupcakes: Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 180 graus. Prepare a sua forma de cupcakes com as forminhas de papel. Em uma tigela misture a farinha, o açúcar, e o fermento. Adicione a água morna, óleo, ovo e baunilha e bata com ajuda da batedeira ate que fique homogêneo. Divida a mistura em cada forminha em uma proporção de quase ¾ dela.

Leve ao forno por aproximadamente 20 a 25 minutos, ou ate que ao colocar um palito de dente no cantinho do bolinho, este sair limpo. Depois de frios, com a ajuda de uma faca, corte buraquinhos no centro de cada bolinho, reservando os pedacinhos. Coloque a quantidade de geléia que desejar no centro de cada cupcake e tampe de volta com os pedaços de bolo. Decore com o creme de manteiga e pedaços de frutas vermelhas.



Para o Buttercream (creme de manteiga):

Adicione a manteiga no copo da batedeira. Bata até a manteiga virar um creme fofo e mais claro, nesse ponto adicione o açúcar de confeiteiro aos poucos e continue batendo, incorpore o creme de leite e as duas colheres de geléia de frutas vermelhas (se desejar pode colocar umas gotas de corante). Usando um saquinho de confeitar decore cada um dos seus bolinhos.



Buen provecho y feliz Dia dos Namorados!!!

 
Cupcakes con relleno y cobertura de mermelada de frutos rojos:

El día de los enamorados es una fecha especial para recordar a nuestro ser amado, homenajearlo, darle regalos, chocolates, perfumes y muchas flores. Entonces, ustedes creen que exista mejor idea que hacerle algo a nuestro amor con nuestras propias manos... ya se, ya se, un masaje seria optimo jajaja, pero antes de este, que tal ir para la cocina y preparar unos deliciosos cupcakes con mucha mermelada de frutos rojos, y así dejar este día bien dulce y romántico!

Ingredientes: (para 8 cupcakes)

Para los cupcakes:
1 ½ taza de harina
1 taza de azúcar refinada
1 cuchara de te de polvo para hornear
¾ de taza de agua tibia
½ taza de aceite vegetal
1 huevo grande
1 ½ cuchara de sopa de vainilla
Mermelada de frutos rojos al gusto para rellenar

Para la cobertura (buttercream-crema de mantequilla):

200 gr. de mantequilla sin sal helada
2 tazas de azúcar glasé
2 cucharadas de sopa de crema de leche
2 cucharadas de sopa de mermelada de frutos rojos

Preparación:

Para los cupcakes: Precaliente el horno a una temperatura de 180 grados. Prepare su molde de cupcakes con las formitas de papel. En un bol mediano mezcle la harina, el azúcar y el polvo de hornear. Adicione el agua, el aceite, el huevo y la vainilla y bata con ayuda del batidor de varillas hasta que la mezcla este homogénea. Divida la mezcla en cada molde de papel en una proporción de casi ¾ de su contenido. Lleve al horno por aproximadamente 20 o 25 minutos, o hasta que al colocarle un palito de dientes al cupcake, este salga limpio.

Una vez que estén fríos, ayúdese con un cuchillo pequeño y corte huequitos en el centro de cada ponquecito, reservando los pedacitos cortados. Coloque la cantidad de mermelada que desee en estos huequitos y cúbralos de vuelta. Decórelos con la cobertura de buttercream de frutos rojos y pedazos de frutas frescas.

Para el Buttercream (crema de mantequilla):

Adicione la mantequilla y bata hasta que tenga la consistencia de crema, en ese punto adicione el azúcar glasé poco a poco siempre batiendo, adicione las cucharadas de crema de leche y las de mermelada de frutos rojos (si desea puede usar un colorante de su preferencia). Usando una manga pastelera, libere su imaginación y decórelos como prefiera.

Buen provecho y feliz Día de los Enamorados!!!