segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Biscoitos de gengibre e especiarias para o Halloween


Conhecidos como gingerbread, pão de gengibre ou aqui no Brasil como pão de mel, esse biscoitinho delicioso, se caracteriza pelo seu delicioso sabor de gengibre e outras especiarias, assim como pelo uso do melado de cana ou mel para adoçá-lo.

Se bem, ele é  tradicional das festas de natal, eu quis trazer ele para nossas festas do halloween. Por que? Porque o uso de especiarias e das cores delas, me remete ao outono, e esse período tem tudo a ver com estas comemorações que tanto adoro.

De fato até o ano de 2.014 eu costumava celebrar essa data aqui em casa, fazer uma festa lindíssima e levar as crianças do prédio para fazer o agradável recorrido de halloween. Lamentavelmente tive que parar, muitos moradores acreditavam que as brincadeiras de monstros remetiam a rituais ocultos... da para acreditar???

Na verdade a origem desta festa que é comemorada durante a noite do 31 de outubro, véspera do Dia de todos os Santos, tem a ver com o antigo festival celta conhecido como Samhain (pronunciado "sow-in"), que significa "fim do verão" ou “fim da temporada da colheita” para dar inicio ao "ano novo celta", e essa data sempre coincidia com o solstício do outono.
 
Mesmo sem a festa, todo ano gosto de mexer com receitinhas que me lembrem essa agradável data, e aproveitando nosso post do Coletivo Gastronômico, fiz esses deliciosos biscoitos. Espero que gostem.
   
Ingredientes:

3 xicaras de farinha de trigo
1 colher de cha de fermento em pó
1 colher de cha de gengibre em pó
1 colher de cha de canela
½ colher de cha de noz moscada
½ colher de cha de cravo em pó
1 pitadinha de pimenta do reino
100 gr de manteiga sem sal
½ xícara de melado de cana
½ xícara de açúcar demerara
1 ovo
1 colher de cha de baunilha

Modo de preparo:

Coloque em uma vasilha a farinha, o fermento e as especiarias. Misture e deixe reservado.

No vaso da batedeira, coloque a manteiga, o açúcar, o melado, o ovo e a baunilha e bata até tudo ficar bem misturado.

Aos poucos incorpore os ingredientes secos reservados, até  virar uma massa uniforme. Divida a massa em duas bolas. Estenda a massa com ajuda de um rolo de massa até ficar com uma altura de uns 3 cm. Embrulhe entre duas folhas de plástico filme e leve para a geladeira por aproximadamente 3 horas.

Quando a massa ficar bem fria, pré-aqueça o forno a uma temperatura de 180 graus. Estenda a massa em uma superfície enfarinhada, agora até alcançar 1 ½ cm de altura. Corte com as forminhas do seu gosto.


Coloque os biscoitos em uma forma coberta com papel manteiga, deixe um espaço de 1 ½ cm entre elas. Leve para assar por 10 minutos ou até elas ficarem levemente douradas.

Com a ajuda de uma espátula, retire os biscoitos do forno e coloque em uma grade para acabar de esfriar.

Decore ao gosto. 


E em nosso Coletivo Gastronômico: Halloween, participam:
Na cozinha da Carina mousse de chocolate fantasma

Nenhum comentário: