sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Pão com presunto (Pan de jamón- receita venezuelana) World Bread Day


O pão de jamón venezuelano, é um pão tradicionalmente recheado de presunto, bacon, uvas passas e azeitonas verdes. Sua origem é completamente venezuelana, e forma parte da gastronomia servida no nosso natal. Tem quem sirva com algumas variantes nos ingredientes, substituindo o presunto por peito de peru, ou colocando diversos tipos de queijo, ou simplesmente usando massa folhada.

 “Segundo o jornalista e colunista venezuelano especializado em gastronomia Miro Popić, a receita do pão de jamón é uma criação venezuelana do começo do século XX atribuída a Gustavo Ramella, proprietário de uma padaria da cidade de Caracas em 1905. A historia conta que o presunto era em principio seu único recheio, mas devido a sua rápida aceitação outras famosas padarias de Caracas começaram a comercializar o pão e incluir no recheio outros ingredientes, como as uvas passas, azeitonas, e o bacon. Tempo depois, e graças a seu atrativo e qualidade, seu consumo foi se expandindo por todo o território nacional, especificamente durante as festas de comemoração do natal”.

O certo é que na mesa de natal de todo venezuelano nunca vai faltar este delicioso pão, ele virou uma parte essencial do nosso prato junto com a protagonista principal dessa data, a “hallaca” e a deliciosa “salada de galinha”.

E como ele é um pão de gosto bem diferenciado, pela mistura do sabor doce com o salgado, eu o escolhi especialmente para um evento muito importante, a comemoração do “World Bread Day” hoje 16/10 a convite da Zorra.

O convite para tão maravilhoso evento você encontra aqui: Convite WBD


Então, vamos lá fazer meu pão, e por as mãos na massa para desfrutar de esta delicia tradicional do meu pais!. Aqui a receita:

Ingredientes:

Para o fermento:
¼ de colher de chá de açúcar refinado
½ xícara de água morna
½  colher de sopa de fermento biológico granulado
Para a massa:
500 gr. de farinha
200 mililitros de leite
50 gr. de manteiga
1 pitadinha de sal
¼ de xícara de açúcar
Para o recheio:
30 gr. de manteiga derretida para pincelar a massa
12 fatias de presunto (ou peito de peru)
50 gr. de bacon em fatias
Azeitonas verdes em fatias (ou inteiras sem caroço fica a gosto)
Uvas passas a gosto
Para banhar o pão:
Melado de cana
Um pouquinho de água

Preparação:

Numa tigela pequena de vidro coloque a água morna, o açúcar e o fermento biológico granulado, misture e deixe descansar alguns minutos. Em uma panela ponha para aquecer o leite com a manteiga, sal e açúcar, aqueça só até a manteiga estar derretida, deixe reservado. Em uma tigela grande disponha a farinha, e abra um buraco no meio (no formato de vulcão), coloque o fermento e aos poucos a mistura de leite e manteiga morna, amassando até obter uma massa suave e elástica, que seja fácil de ser trabalhada e desgrude das mãos. Se precisar, coloque mais farinha até chegar no ponto em que a massa fique lisa e uniforme. Deixe crescer por aproximadamente 1 hora, apos esse tempo, estenda a massa com ajuda de um rolo de massa até ficar com uma altura de uns 2 mm., corte as bordas, pincele com manteiga, disponha na massa as fatias de presunto, o bacon, as azeitonas e as passas, dobre os lados da massa para dentro e enrole em formato de rocambole. 

De umas espetadas com um garfo no pão e leve para o forno por aproximadamente 30 minutos a 200 graus. Quando alcançar um tom dourado claro, tire ele do forno e pincele por cima com uma mistura de melado de cana e água. Leve de volta ao forno por mais 10 minutos. Retire do forno. O pão pode ser servido inteiro na mesa ou cortado em fatias de 2 centímetros cada!

Buen provecho!!!




Nenhum comentário: