quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Bolo com compota de figos, nozes caramelizadas e mel


Bolo com compota de figos, nozes caramelizadas e mel
 
Que maravilhoso o dom que as vezes têm coisas tão simples como uma musica, um cheiro, um olhar, uma imagem, um sabor ou um pequeno momento, que mesmo com o passar do  tempo fechamos os olhos e conseguimos lembrar o quando, o onde, ou com quem foi compartilhado.

Isso me acontece muito com cheiros e sabores, por exemplo o cheiro do nascimento das primeiras flores da primavera, que magicamente sempre conseguem me levar ao ano de 1983, durante o ano que morei na Itália. O cheiro e o sabor do café, que me fazem voltar muitas vezes a aqueles momentos em que ao acordar, já tinha o café quentinho feito pelo meu pai (tanto no tempo da faculdade, como quando comecei a trabalhar). Uhmm, e o cheiro de croissant com manteiga acabando de sair do forno... me lembra o amor, a família, o abraço...

Alguma coisa especial me aconteceu com o bolo da receita de hoje, vi a imagem dele no Instagram de um Blog espanhol (Un pedacito de cielo) e me rendi ao amor, tendo na hora absoluta certeza, de que ele iria formar parte do meu acervo de memórias sensoriales, e não errei, porque ele é lindo, e alem disso, é muito gostoso. Convido vocês a se apaixonar por ele, do mesmo jeito que eu me apaixonei.


Ingredientes:
Para o bolo:
200 gr. de manteiga sem sal
250 gr. de açúcar
5 ovos
1 colher de chá de baunilha
375 gr. de farinha com fermento
1 colher de chá de fermento em pó
uma pitadinha de sal
350 gr. de iogurte grego sem açúcar (eu coloquei com açúcar)

Para as nozes caramelizadas:
80 gr. de nozes descascadas
25 gr. de açúcar mascavo
10 gr. de mel
5 gr. de manteiga sem sal

Para a compota de figos:
200 gr. de figos maduros (como o figo normalmente esta caro, eu comprei um frasco de figo em calda de 400 gr. e já da para fazer 2 bolos)
35 gr. de açúcar mascavo
15 gr. de mel
10 gr. de manteiga

Para a cobertura (ela é opcional):
160 gr. de queijo cremoso (cream cheese)
115 gr. de iogurte grego
mel ao gosto.

Para decorar (opcional):
Um pouco das nozes caramelizadas
Figos
Açúcar de confeiteiro

Modo de preparo:

Nozes caramelizadas:

Disponha uma folha de papel manteiga em uma assadeira. Deixe reservada.

Em uma panela ou frigideira antiaderente, coloque as nozes e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre para elas não se queimar. Quando começarem a cheirar, adicione o resto dos ingredientes e misture. Vamos continuar cozinhando até se formar o caramelo. Tire do fogo e coloque na assadeira reservada. Deixe esfriar.

Quando elas ficarem frias (retire algumas -5 ou 6- e reserve), o resto passe pelo processador, e pique até que fiquem com a textura de uma areia grossa. Reserve.


Compota de figos:

No caso de usar figos frescos, limpe e tire o talinho, o fundo e a pele se esta for muito grossa (se for bem fininha pode deixar). No meu bolo, eu optei por comprar figo inteiro em calda.

Pique em quadradinhos e deixe reservados. Em uma panela de fundo grosso, coloque o resto dos ingredientes da compota, e na hora que começarem a ferver, adicione os figos, cozinhando até eles ficarem bem macios. Deixe esfriar e reserve.

Bolo:

Pré-aqueça  o forno a uma temperatura de 180 graus. Unte uma forma de bolo de aproximadamente 8 a 10 xícaras de mistura (forma media-grande)  com desmoldante em spray ou manteiga, e um pouco de farinha. Reserve.

No vaso da batedeira coloque o açúcar e a manteiga, bata a velocidade media/alta até a mistura ficar fofa e clara.

Diminuía a velocidade da batedeira, adicione a baunilha e os ovos um de cada vez (até não estar bem misturado cada um, não adicione o seguinte).

Na velocidade mas baixa, incorpore a farinha (já peneirada com o sal e o fermento em pó), e o iogurte, um pouco de cada por vez, começando pela farinha e finalizando com ela (essa etapa também pode ser feita a mão).

Montagem antes de colocar na forma e levar no forno: Coloque a metade da massa do bolo na forma reservada, adicione a areia de nozes caramelizadas, ponha o resto da massa, e, por ultimo, no centro, formando um anel entre a borda e o centro da forma a compota de figos (tente que a mistura não encoste na forma).

Leve ao forno por aproximadamente 50 a 55 minutos, ou até que ao espetar um palito, ele saia limpo. Retire do forno e coloque para esfriar.

Uma vez morno, tire da forma com muito cuidado e deixe terminar de esfriar. Decore ao gosto, usando o creme ou o açúcar de confeiteiro com uma chuva de nozes caramelizadas.



Cobertura:

Bata o queijo cremoso frio da geladeira. Adicione aos poucos o iogurte, misturando até o creme ficar homogêneo. Se desejar pode colocar um pouquinho de mel.

Buen provecho!!! 


Nenhum comentário: