domingo, 20 de novembro de 2016

Salada de camarão e banana da terra


Salada de camarão e banana da terra (aproximadamente 4 cestinhas)

Tem refeição mais deliciosa, fresca e saudável que uma salada? Eu diria que não... em dias de calor, as saladas são uma boa pedida para amenizar a temperatura e se sentir leve fisicamente.

As saladas pelo geral são servidas frias misturando variados tipos de legumes, que são  temperados na maioria das vezes com azeite de oliva, limão, vinagre e sal. Há quem use a salada como um acompanhamento da refeição, e há,  também, quem a queira como prato principal.

Se a escolha é que a salada seja nosso prato principal, podemos usar a criatividade e preparar saladas com outros ingredientes, é o caso da minha receita de hoje, que mistura a minha adorada banana da terra (amooo de paixão) com deliciosos camarões grelhados, e claro, os legumes!

Ingredientes:

Salada:
1 Alface americana picadinha
1 pepino japonês cortado em quadradinhos
2 bananas da terra verde
Meia cenoura ralada
10 tomates cerejas cortados no meio
50 gr de cranberry
Algumas folhas de rúcula
Batata doce palha para decorar
Aproximadamente 20 camarões limpos
Um dente de alho picadinho
Suco de limão (opcional)

Tempero:
4 colheres de azeite de oliva
2 colheres de vinagre de vinho
Pimenta do reino ao gosto

Modo de preparo:

Copinhos de banana da terra:
Descasque as bananas da terra e corte em pequenos pedaços. Leve para cozinhar em uma panela media com água, por aproximadamente 25 minutos, ou até ela ficar macia.


Retire a banana da água e coloque em uma vasilha. Com a ajuda de um garfo amasse até que ela tenha a consistência de um purê (não precisa ficar lisinho). Disponha papel filme ou papel manteiga em uma bancada, faça bolas com o purê e pise com as mãos, dando o formato de massinha para pizza.


Com a ajuda do lado contrario de forminhas de alumínio para bolinho (dando forma de ninhos ou copinhos), leve para assar as massinhas de banana da terra até que fiquem douradinhas. Retire do forno e deixe reservadas.


Salada:
Lave e pique a alface e o resto dos legumes. Misture e deixe reservados.

Grelhe os camarões em uma frigideira com um fio de azeite de oliva, sal e um pouquinho de alho picadinho, retire assim que ganharem cor. Reserve.


Tempero:
Em um vidro pequeno, misture o azeite, o vinagre e a pimenta do reino. Reserve.

Montagem da salada:

Com a ajuda de uma colher, disponha a salada reservada em cada um dos copinhos de banana da terra. Jogue uma colherzinha do tempero e um pouquinho de sal. Coloque o camarão grelhado por encima e finalize com o cranberry, a batata doce palha e algumas folhas de rúcula. Coloque um pouquinho mais do tempero e se desejar algumas gotas de suco de limão espremido. 


Buen provecho!!!

E em nosso Coletivo Gastronômico – Saladas participam:



Azeitonas Temperadas Salada de pera assada com nozes
Gastronomia & + Salada de melancia e feta
Cozinha da Gertrudes Salada Waldorf
Na cozinha da Carina Salada refeicao
Postar um comentário