sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Pudim de leite com frutas secas (pudimtone)





Ingredientes:

Calda de caramelo com frutas:

1 ½  xícara de frutas secas variadas: ameixa, damasco, uva passa, tâmara (se preferir pode usar frutas confeitadas também).
Rum (opcional)
1 xícara de chá de açúcar
½ xícara de água quente

Pudim:

1 lata de leite condensado
2 medidas da lata de leite integral
4 ovos inteiros peneirados

Para decorar:

Nozes e amêndoas laminadas a gosto
Cerejas e frutas em calda
Modo de preparo:

Calda de caramelo com frutas:

Pique em quadradinhos pequenos as frutas secas (eu usei um processador e deixei bem picadinhas). Reserve. Se você optar por usar rum ou outro licor nas frutas, pique elas umas 4 horas antes de começar a fazer o pudim, e deixe macerando na bebida durante esse tempo, logo retire o liquido -álcool- das frutas e reserve.

Em uma panela de fundo grosso, derreta o açúcar ate ele ficar dourado (tenha cuidado para não queimar e deixar a calda amarga). Adicione a água quente, mexa ate ferver e o açúcar derreter, a calda tem que ficar grossa.

Forre com a calda uma forma especial para pudim (pode ser de furo central ou redonda, de fato na minha preparação eu usei uma redonda com tampa).

Uma vez que o caramelo esfriar na forma, coloque as frutas secas reservadas por encima. Reserve.

Pudim:

No vaso do liquidificador, coloque o leite condensado, o leite integral e os ovos, bata até ficarem integrados. Despeje a mistura na forma reservada com o caramelo e as frutas. Cubra com papel de alumínio ou uma tampa, e leve ao forno a uma temperatura de 180 graus, em banho-maria, por aproximadamente 1 hora e 15 minutos.

Retire do forno, espere esfriar e leve para a geladeira, onde o recomendável e deixar durante a noite toda ou 5 horas no mínimo.

Decoração do pudim:

Vire o pudim com cuidado em um prato (eu dei uma aquecidinha de leve na forma, antes de virar para o caramelo soltar um pouco da forma). Torre um pouquinho as amêndoas e nozes. Decore ao gosto.


Feliz Natal e um bom 2017 com muita saúde e amor para todos vocês.

Postar um comentário