quarta-feira, 18 de maio de 2016

Arepa de Mandioca


Coletivo Gastronômico Petiscos: Arepa de Mandioca

A arepa é um prato de massa de pão feito com milho moído ou com farinha de milho pré-cozido nas culinárias populares e tradicionais da Venezuela, Colômbia e Panamá. É um dos pratos tradicionais e emblemáticos da Venezuela. (Fonte Wikipédia)

No meu país comemos arepas em qualquer horário do dia, por tanto, elas podem ser tanto uma refeição completa, como um petisco. No café da manha as acompanhamos de ovos mexidos e frios, e no almoço e jantar, com recheios mais fortes, como carne, frango ou peixe (cação, polvo).

Venezuela atualmente atravessa uma crise econômica e política muito difícil, e o venezuelano tem sentido a falta de muitos ingredientes para executar suas receitas, inclusive daqueles pratos que formam parte do dia a dia como é o caso das arepas, tudo isso pela ausência cada vez mais frequente da farinha de milho dos supermercados, ingrediente único e principal de esta refeição.

Aqui no Brasil, infelizmente não vendem a farinha de milho branca pré-cozida e por isso preciso comprar no exterior, ou esperar para que algum amigo ou familiar consiga trazer ou mandar para mim, kkkk  na pratica eu vou fazendo estoques deste produto aqui em casa. Então, fiquei feliz quando alguns dias atrás apareceu uma receita na minha timeline do facebook de uma pagina na Venezuela, na qual convidavam a preparar as arepas com um ingrediente diferente, a mandioca. Confesso que num primeiro momento duvidei e achei estranho, pensei que não daria certo, mas elas são deliciosas, crocantes por fora e macias por dentro. O que me confirma uma vez mais que nos venezuelanos estamos cheios de criatividade e não nos deixamos abalar nem pelas crises!!!

A continuação a receita:

Ingredientes: (para aproximadamente 12 arepas pequenas)

1 quilo de mandioca sem casca
3 colheres de maizena
3 colheres de óleo
Sal a gosto

Modo de preparo:

Descasque e limpe a mandioca, corte-la em pedaços grandes. Coloque numa panela com uma pitada de sal e cubra com água. Leve ao fogo até que estejam bem macias (pode espetar com um garfo para verificar que está cozida). Depois de cozida, retire do fogo, escorra a água e deixe esfriar. Retire as veias do meio e passe a mandioca pelo espremedor de legumes o ralador.

Uma vez ralada, adicione as 3 colheres de maizena e as 3 colheres de óleo. Amasse, até que desgrude das mãos e vire uma massa fofa e moldável. Divida em bolinhas e achate até dar forma de arepa.



Aqueça uma frigideira, unte com um pouquinho de óleo, e coloque as arepas para assar por uns 5 minutinhos de cada lado, até elas ficarem douradinhas. Podem ser servidas com qualquer tipo de recheio, presunto, peito de peru, queijo, carne desfiada, frango, abacate, enfim, infinidade de ingredientes.

Buen provecho amigos!




Esta receita junto com outras 10 deliciosas receitas, forma parte do Coletivo Gastronômico – Petiscos:


 

Cozinha da Gertudes Croquete de Mortadela




Mosaico de Receitas Guacamole

Pimenta na Cozinha Rolinho de Salmao Defumado

Arte na Cozinha boneless buffalo wings

Artes da Mel Bolinho de Carne

Gastronomia & + Jalapeños Gratinados
 
Arepas de yuca (mandioca)

Ingredientes: (para aproximadamente 12 arepas pequeñas)

1 kilo de yuca (mandioca) sin corteza (concha)
3 cucharadas de maicena
3 cucharadas de aceite
Sal al gusto

Preparación:

Pele y limpie la yuca (mandioca), córtela en pedazos grandes. Colóquela en una cacerola con una pizca de sal y cúbrala con abundante agua. Llévela al fuego hasta que estén bien suaves (puede pincharlas con un tenedor para verificar que están listas). Después de cocidas, retírelas del fuego, escurra el agua y déjelas enfriar. Retire las venas del medio y pase la yuca (mandioca) por un procesador de legumbres o rallador.

Una vez rallada, adicione las 3 cucharadas de maicena y las 3 cucharadas de aceite. Amase hasta que se suelte de las manos y la masa este suave y moldeable. Divida en bolitas y aplástelas para darle forma de arepa.

Caliente una sartén, úntela con un poquito de aceite, y coloque las arepas para asar por 5 minutos de cada lado, o hasta que queden doraditas. Pueden ser servidas con cualquier tipo de relleno, jamón, pechuga de pavo, queso, carne mechada, pollo, aguacate, enfin, con infinidad de ingredientes.

Buen provecho amigos!

Postar um comentário