quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Mississippi Mud Pie "Historias cruzadas" (The Help) - 2011

Preciso confessar que desde o nascimento da minha filha (quase 10 anos) dificilmente consigo assistir filmes ou me interessar num seriado, a minha filmografia ficou reduzida em um 80% a os maravilhosos clássicos da Disney, Nickelodeon, ou os seriados da Disney Channel. Imaginem a dificuldade de ter que escolher uma receita preparada em um filme de cinema, quase que preparei o caranguejo da pequena sereia, kkkk.

Bom, mas nesses casos o que salva é a pesquisa, e foi assim que dando uma olhadinha na internet me interessei em um filme do 2011, “The Help (Histórias Cruzadas) é um filme de drama, baseado no livro romance homônimo de Kathryn Stockett. O filme é um retrato sobre uma mulher caucasiana, Eugenia “Skeeter” Phelan, e o seu relacionamento com duas empregadas negras durante a era americana dos Direitos civis nos Estados Unidos de 1960. Skeeter é uma jornalista que decide escrever um livro da perspectiva das empregadas (conhecido como The Help), mostrando como elas estão sofrendo racismo na casa de brancos. O filme é ambientado em Jackson, Mississippi, e estrela Emma Stone, Viola Davis, Octavia Spencer, Bryce Dallas Howard, Jessica Chastain, Sissy Spacek, Mike Vogel, Mary Steenburgen e Allison Janney.” Fonte: Wikipédia.

Em uma das cenas mais lembradas do filme, um dos seus personagens, a Minny (interpretada por Octavia Spencer), vai preparar e servir sua famosa torta de chocolate especialmente para sua ex-patroa Hilly, quem a acusou de ladra durante a historia, só que a modo de vingança, o doce terá um ingrediente secreto: seu próprio excremento.

Mas a  Mississippi Mud Pie, é uma torta bem chocolatuda, muito tradicional do Sul dos Estados Unidos, e que recebe esse nome pela semelhança da consistência dela com o barro que se forma na orla do rio Mississippi. E não precisam se preocupar que a receita aqui embaixo dispensa o ingrediente secreto kkk e ficou realmente sensacional. 


Ingredientes:

Para a base:
Desmoldante em spray ou manteiga para untar
Aproximadamente 16 (32) biscoitos tipo Oreo (sem o recheio) moídas no processador ou liquidificador.
5 colheres de manteiga sem sal derretida

Para o bolo de chocolate:
100 gr. de manteiga sem sal
150 gr. de chocolate meio amargo picado
2 ½ colheres de sopa de café instantâneo em pó
1/4 de xícara de café em temperatura ambiente
1/4 de colher de chá de sal
1 colher de chá de baunilha
6 ovos, separadas gemas e claras, em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar

Para o pudim de chocolate
3/4 de xícara de açúcar
1/2 xícara de cacau em pó sem açúcar
1/4 de xícara de amido de milho (maizena)
1/4 de colher de chá de sal
4 gemas
2 1/2 xícaras de leite
80 gr. de manteiga sem sal
2 colheres de chá de baunilha
80 gr. de chocolate meio amargo ou 60, 70%

Modo de preparo:

Base:
Unte uma forma redonda de bolo (de preferência daquelas que abre) com desmoldante em spray ou manteiga. Reserve.
Coloque os biscoitos no vaso do processador ou liquidificador e processe até virar quase pó. Despeje numa tigela limpa, coloque as colheres de manteiga derretida e misture combinando.
Prense a mistura de bolacha no fundo da forma com ajuda de uma colher. Reserve na geladeira.

Bolo de Chocolate:
Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 180 graus. Coloque a manteiga e o chocolate para derreter em banho Maria, misture e reserve..
Em uma tigela pequena, combine o café instantâneo em pó, o café espresso, o sal e a baunilha. Reserve.
Separe os ovos. Bata as claras em neve com ½ xícara do açúcar. Reserve. Coloque as gemas com a outra  ½ xícara do açúcar no copo da batedeira, mexa até elas dobrarem o volume, aproximadamente uns 5 minutos. Despeje a mistura de chocolate e manteiga reservada e bata até ficar homogêneo (raspe as laterais do copo no processo). Incorpore a mescla de café e combine.
Retire o copo da batedeira e com ajuda de uma colher ou espátula incorpore a clara em neve reservada. Misture lentamente e de forma envolvente até toda a mescla estar combinada. Coloque sobre a base de biscoitos e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos. Ele cresce bastante, e a aparência ao sair do forno é de estar ainda cru, de fato a medida que vai esfriando ele vai abaixando o seu volume, tudo isso é o normal. Reserve coberto.

Pudim de Chocolate:
Em uma panela de tamanho médio, coloque o açúcar, o cacau em pó, o amido de milho, e o sal. Incorpore as gemas de ovo e mexa até combinar. A mescla vai ter a aparência de uma pasta pegajosa. A os poucos despeje o leite, e bata constantemente.
Quando estiver tudo muito bem incorporado na panela, leve ao fogo a uma temperatura media, mexendo sempre até que vire um creme. Retire do fogo, e adicione a manteiga, baunilha e o chocolate, bata ate ficar homogêneo.  Deixe descansar a temperatura ambiente coberto com filme plástico transparente diretamente no pudim, evitando assim a formação de película na superfície.
Quando esfriar completamente, coloque encima do bolo de chocolate reservado. Leve para a  geladeira por 30 minutos antes de decorar,

Retire o pie da geladeira e decore com chantilly fresco.

Se quiser acompanhar a receita original: http://www.marthastewart.com/348641/mississippi-mud-pie-aka-muddy-mississippi-cake. 


E em nosso Coletivo Gastronômico: Receitas do Cinema, participam:

Na Cozinha da Carina Ratatouille - Ratatouille


Postar um comentário