quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

2do Encontro de Blogueiros de Sao Paulo e Interior

Aproximadamente em novembro do ano passado tive um convite ótimo, a Sadhia Hage do blog “Artes da Sadhia na cozinha” -e que foi uma das pessoas que me motivou a começar a escrever- me perguntou se eu gostaria de participar de um evento que já tinha sido realizado em uma primeira oportunidade nesse mesmo ano, e que se repetiria no mês de janeiro do ano que entraria. Bom, nem preciso falar que aceitei na hora! Então, domingo passado dia 26 de janeiro de 2014 participei do 2do Encontro de blogueiros de São Paulo e interior, organizado pela Sadhia Hage  e a Vanderleia Andrade do blog “Comer e so começar”, nas instalações do estúdio de TV da Editorial Boccato.

Foi uma reunião maravilhosa, bem simples e descontraída, na qual tive a alegria de conhecer pessoas que durante estes últimos 3 anos só tinha visto na tela do meu computador, e também reencontrar algumas que já tinha tido a possibilidade de conhecer em outros eventos! Posso afirmar que eu me senti como se estivesse em uma festa de família, já que deu para conversar, para me divertir e sobretudo para experimentar uma extensa quantidade de gostosuras que cada um dos blogueiros participantes levou! Tinha bolos, cupcakes, biscoitos, salgadinhos, um mais delicioso que o outro!

Para o evento, eu comecei a pensar na comidinha que levaria tipo um mês antes, pois devo confessar que fiquei meio nervosa, já que tratava-se do primeiro em que iria participar como blogueira..., mas deu super certo, pois me decidi por uns biscoitinhos deliciosos de avelã e amêndoa, que parece fizeram sucesso entre os presentes!!!!

Biscoito de Avelã com Geléia de Framboesa:

Ingredientes:

1 xícara e ¼ de xícara de avelã torrada e moída.
½ xícara de açúcar.
150 gr de manteiga.   
1 colher de essência de baunilha.
¼ de colher de sal.
1 ½ xícara de farinha.
¼ de xícara de geléia de framboesa.

Preparação:

Comece aquecendo o forno a uma temperatura de 180 graus Celsius. Com ajuda da batedeira (eu usei a Kitchen Aid que consegue amassar) o na mão, misture a xícara de avelã (deixe separado ¼ de xícara da avelã) a manteiga, o açúcar, a baunilha e o sal ate tudo estar bem homogêneo. Aos poucos adicione a farinha ate estar tudo bem combinado (eu fui colocando farinha ate perceber que a massa não grudava mais nas minhas mãos).

Espalhe sobre uma forma com papel manteiga aquele ¼ de avelã que foi separado, e com as mãos prepare bolinhas mais o menos do tamanho de um pirulito de criança, passe as bolinhas nessa mistura (eu pulo esta parte, já que acho que o gosto de avelã já esta bem acentuado no biscoito).

Com ajuda das mãos faça pressão na bolinha ate deixa-la achatadinha (mas o menos ½ cm), e com o dedão  marque um pequeno buraquinho no centro do biscoito. Recheie cada buraco com aquele ¼ de colher de geléia (lembrando que você pode escolher a geléia da sua preferência).

Asse ate as bordas estarem douradinhas, mais o menos uns 20 minutinhos (no meu caso eu as tirei aos 12 minutos, meu forno aquece muito). Retire do forno e transfira ate uma travessa ou um  prato ate elas esfriarem!

 



Meia-Lua de amêndoa

Ingredientes:
1 xícara de amêndoa moída e ligeiramente torrada (eu coloquei farinha da amêndoa comprada no Mercado Municipal de São Paulo e preferi não torrar, mas fica ao gosto de cada um)
½ xícara de açúcar.
¼ de colher de sal.
1 xícara de manteiga (200 gr).
2 xícaras de farinha de trigo.
1 colher de essência de amêndoa (eu coloquei da Mix).
1 colher de baunilha (usei a baunilha branca da Mago).
Um pouco menos de 1 xícara de açúcar de confeiteiro.

Preparação:

Coloque no pote da batedeira a manteiga junto com o açúcar ate a mistura ficar homogênea, branquinha e bem fofinha, aos poucos coloque a amêndoa (lembrando que se você não achar a farinha, pode comprar a amêndoa inteira, torrar, descascar e moer na hora no processador), a farinha (eu fui colocando farinha ate ela soltar das mãos -não se assuste pois esta massa fica bem gordurosa-), o sal e as essências ate tudo estar bem misturado.

Divida a massa em duas peças, envolva cada uma em papel filme transparente e refrigere mais o menos por uma hora, ou coloque no freezer uma meia hora.

Nesse tempo acenda o forno e aqueça a uma temperatura de 180 graus. Trabalhe com uma peca por vez. Com as mãos ligeiramente enfarinhadas, faca meia-luas mais o menos de uns 2 ½ cm e coloque para assar em uma forma forrada com papel manteiga separadas umas das outras por ao redor de 1 ½ cm.

Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos (lembrando novamente que isso dependera de cada forno, no meu elas ficaram mais ou menos uns 15 minutos). Transfira-as a outra forma também forrada com papel manteiga e imediatamente espalhe –com ajuda de uma peneirinha- o açúcar de confeiteiro (de preferência elas devem ainda estar quentinhas para o açúcar grudar nelas). Espere esfriar e agora e só saborear estas delicias!!! 

 

 








Adicionalmente as nossas delicias, tivemos a oportunidade de experimentar aquelas que foram servidas pelas empresas que gentilmente participaram do evento, bem como nas lindíssimas mesas e também nos interessantes workshops apresentados; houve desde maravilhosos Bem Casados da ALEXANDRA PAULA BEM CASADOS, gostosissimos paes-de-queijo recheados com CATUPIRY, assim como a receita de Delicia de Catupiry que foi elaborada pela Chef Marisa Ribeiro Azevedo da mesma empresa. Também havia refrescantes sucos MAGUARY E SHEFA, os brigadeiros e Fudges de pistache preparados com chocolate da MAVALERIO pelo Chef Claudeci Vieira, os bombons de chocolate da Mika do Sami Cakes (quem fez um belíssimo coelho de páscoa em pasta americana na hora), as deliciosas geléias e antepastos da CHEF MINEIRIM, queijos e paes maravilhosos servidos pela empresa SAO JORGE E QUEIJOS PALMYRA E BORBOLETA, alem do lombo, risotto e pudim de queijo do reino servidos pelo chef Leandro Henriques da mesma empresa, e sem falar do Risotto de Funghi Secchi feito pela Chef Angélica Vitali no workshop da empresa OSTER.

 

 

 

 
 


O evento também contou com a presença de empresas como a FINOCOCO, PLASVALEMOCOCAWOWNUTRITION, BATAVO, VIGOR, MAGO, GOMES DA COSTA, FUGINI, SAKURA, NUTRELLA, CAFE PELE, GRAPETTE, SABORAMA, LA PASTINA, FLEISCHMANN.. entre outras, as quais alem de apoiar e prestigiar o encontro presentearam a todos os blogueiros participantes com os seus gostosos, úteis e especiais produtos! Vai para todos o meu AGRADECIMENTO!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Enfim foi um domingo especial que espero se repita em muitas e muitas oportunidades!!!

LISTO!!! Hasta la próxima mis queridos amigos!!!!


Postar um comentário