terça-feira, 1 de setembro de 2015

Crostata de amêndoa com recheio de Nutella (tortinha recheada de Nutella)


Ultimamente tenho lembrado com bastante freqüência de alimentos que comia ou comi ha muito tempo, bastante tempo kkkk, para ser exata, na minha infância. A maioria deles da época em que morei na Itália e estes formavam parte da lancheirinha que minha mãe me preparava para ir a escola, ou que comprava na lojinha perto de casa, lá havia focaccia, as deliciosas Krapfen (sonho de origem austríaco e alemão) e umas caixinhas que continham umas deliciosas crostatas (tortas) recheadas de nutella que vinham empacotadinhas.

Me lembro de gostar tanto destas crostatinhas que o meu pai, algumas vezes (quando a gente voltou a morar na Venezuela) visitava uma importadora italiana e trazia estes deliciosos docinhos para a gente. Era uma festa a chegada do papai!!!

O certo é que a saudade era tanta que decidi procurar em dúzias de sites de receitas italianas e testar varias receitinhas, e depois de prepará-las umas 3 vezes acabei me acertando com a mistura de varias e adorando o resultado final. Espero gostem da receita:

Ingredientes (massa quebrada)

80 gr. de manteiga sem sal
300 gr. de farinha
100 gr. de farinha de amêndoa
100 gr. de açúcar
1 ovo + 1 gema de ovo
raspas de limão
Nutella (ou qualquer outro recheio ao gosto)
Açúcar de confeiteiro para enfeitar

Preparação:

Em uma tigela grande coloque a farinha de amêndoas, o açúcar, a farinha, a manteiga fria e cortada em cubinhos, o ovo inteiro e a gema, e as raspas de limão. Trabalhe com as mãos até obter uma massa lisa e uniforme. Embrulhe a massa em filme plástico e deixe na geladeira por aproximadamente uma hora.



Após esse período retire a massa da geladeira e sobre uma superfície limpa e enfarinhada, estenda toda ela com ajuda de um rolo até que fique com uma altura de uns 4 a 5 mm (não muito fina). Com uma das forminhas de torta ou um aro de cortar biscoito, corte rodelinhas da massa e disponha dentro das forminhas apertando suavemente com a ponta dos dedos. Deixe uma quantidade equivalente a 1/3 da massa para fazer as tirinhas de enfeite para as tortinhas.



Uma vez colocada toda a massa nas forminha, recheie com uma o duas colherzinhas de nutella (ou qualquer outro recheio a gosto). Cubra com as tirinhas de massa. Leve ao forno coberto com uma folha de papel de alumínio para evitar que a nutella resseque (eu coloquei uma forma mais alta no meio da forma com as tortinhas para que a folha não encostasse na massa -ela grudaria-) por 10 minutos. Após esse tempo, tire a folha de alumínio e deixe dourar por mais 5 minutinhos. Retire do forno e deixe esfriar numa grade para biscoitos. Polvilhe sobre elas uma colherinha de açúcar de confeiteiro com ajuda de uma peneira. 




O resto e só se deliciar com este maravilhoso docinho!!! Buen provecho!!!
 
Crostata de almendra con relleno de Nutella (tarta rellena de Nutella)

Últimamente ha sido bastante frecuente para mi recordar alimentos que comía o comí un tiempo atrás, bien atrás jajaja, para ser exactos, en mi infancia. La mayoría de ellos de la época en que viví en Italia y estos formaban parte de la lunchera que mi mama me preparaba para ir a la escuela, o que nos compraba en la tiendita cerca de la casa. Allí había focaccia, las deliciosas Krapfen (bombas de origen austríaco y alemán) y unas cajitas que contenían unas deliciosas crostatas (tartas) rellenas de nutella que venían empaquetaditas.

Recuerdo que nos gustaban tanto esas crostatinas que mi papá algunas veces (cuando regresamos a vivir a Venezuela) visitaba una importadora italiana y nos traía estos deliciosos dulcitos. Era una fiesta la llegada de mi papá!!!!

Lo cierto es que la nostalgia del sabor era tanta, que decidí buscar en docenas de sites de recetas italianas e intentar varias recetitas, y después de hacerlas algunas veces acabe acertándome con la mezcla de varias y adorando el resultado final. Espero les guste la receta:

Ingredientes (masa brisé)

80 gr. de mantequilla sin sal
300 gr. de harina
100 gr. de harina de almendras
100 gr. de azúcar
1 huevo + 1 yema de huevo
ralladura de limón
Nutella (o cualquier otro relleno al gusto)
Azúcar glasé  para espolvorear

Preparación:

En un envase grande coloque la harina de almendras, el azúcar, la harina, la mantequilla fría cortada en cubitos, el huevo entero, la yema y la ralladura de limón. Trabaje los ingredientes con las manos hasta obtener una masa lisa y uniforme. Envuelva la masa en papel plástico y deje en el refrigerador por aproximadamente una hora.

Una vez vencido ese periodo, retire la masa del refrigerador y sobre una superficie limpia y espolvoreada con harina, extiéndala con ayuda de un rodillo hasta que alcance una altura de unos 4 a 5 mm. (no muy fina). Con una de los moldes de tartita o un aro de cortar galletas, corte rueditas de masa y dispóngalas dentro de los moldecitos apretándola suavemente con la punta de los dedos. Deje una cantidad equivalente a 1/3 de la masa para hacer las tiritas que servirán para decorar las tartas.

Una vez colocada toda la masa en los moldecitos, rellénelas con una o dos cucharaditas de nutella (o cualquier otro relleno al gusto). Cúbralas con las tiritas de masa. Llévelas al horno cubiertas con una hoja de papel de aluminio para evitar que la nutella reseque (yo coloque un molde mas alto en el medio de la bandeja con las tartas para que la hoja no tocase la masa -ella se pegaría de ésta-) por 10 minutos. Después de ese tiempo, retire la hoja de aluminio y deje dorar por 5 minutos mas. Sáquelas del horno y deje enfriar sobre una reja de galletas. Espolvoree azúcar glasé sobre ellas.

El resto es solo disfrutar de este maravilloso dulcito!!! Buen provecho!!!


Nenhum comentário: